terça-feira, 29 de abril de 2008

OS CHAKRAS

Chakra é uma palavra da língua sânscrita que significa “roda”.
Os chakras são centros energéticos. È através deles que a energia vital é absorvida e daí distribuída para todo o organismo pelos meridianos.
Existem no nosso corpo muitos chakras. Eles são formados pelo cruzamento de dois meridianos. Esses meridianos podem cruzar-se apenas duas vezes, formando um chakra menor, ou podem cruzar-se até vinte e uma vezes, formando os nossos sete principais chakras que se situam ao longo da coluna vertebral e ainda mais dois na cabeça.
Exceptuando o primeiro e o sétimo chakra, todos os demais são duplos, situando-se à frente e atrás da coluna vertebral.
Os chakras que se situam na parte frontal correspondem aos sentimentos, à nossa parte feminina, yin ou lunar, e os centros que se situam na contraparte traseira são masculinos, yang, solares e correspondem à vontade. Os centros situados na cabeça constituem os chakras mentais.
Cada chakra comanda uma determinada glândula, que por sua vez se relaciona com os órgãos adjacentes.
Para além destes sete chakras, e há medida que o Ser vai fazendo o seu despertar consciencial, outros chakras que até aqui têm estado adormecidos, têm vindo a ser activados.
Como todos nós somos a manifestação do cosmos, ou seja nós somos um microcosmos do macrocosmo, é possível fazer o paralelo entre cada chakra e uma determinada área de vida por eles comandada.
Sempre que algum dos nossos chakras está bloqueado, quer dizer que a área de vida que lhe corresponde também o está, e se esse bloqueio persistir a glândula que é por ele comandada acaba também por não ser devidamente alimentada, consequentemente os órgãos que são comandados por essa glândula podem acabar por vir a sofrer as consequências, gerando-se mal estar físico e por fim a doença acaba por se instalar.
Assim sendo, os sete principais chakras são;
Muladhara - também chamado de primeiro chakra, raiz ou básico. Tem cor vermelha, ou branco no seu estado de pureza máxima, e situa-se sobre o cóccix. È a sede da Kundalini, também chamado o fogo sagrado. Comanda as glândulas supra-renais e governa a coluna vertebral e os rins. È o responsável pela energia física e pela vontade de viver. Quando aberto o ser sente alegria em estar vivo e tem naturalmente energia física.
Swadhisthana - 2º chakra, também chamado de esplénico, sacro, sexual ou umbilical. Tem cor laranja e situa-se entre o umbigo e o púbis, e tem a sua contraparte traseira na mesma direcção. Comanda as glândulas gónadas e o sistema reprodutor. Tem ainda a ver com a quantidade de energia sexual e a concessão e recebimento do prazer, não necessariamente sexual. Tem também a ver com quem nós somos no seio familiar.
Manipura - 3º chakra, do plexo solar. De cor amarelo, com o seu par traseiro, governa o pâncreas e é o responsável pelo estômago, fígado, vesícula biliar e sistema nervoso. Tem a ver com sentimentos de expansividade, com a cura e a consciência que temos de nós na sociedade e no Universo.
Anahata - 4º chakra ou cardíaco. Situa-se no centro do peito, junto ao coração. Tem cor verde, ou rosa, e é o responsável pela glândula timo. Governa o coração, sangue, sistema nervoso, sistema circulatório e sistema imunitário. Tal como o seu par, tem a ver com sentimentos de amor a outros, mas também a nós próprios.
Vishuda - 5º chakra ou laríngeo. De cor azul e é o responsável pela tiróide, pelo aparelho brônquico e vocal, pulmões e todo o canal alimentar. Este chakra tema ver com sentimentos de aceitação e assimilação, com o sentido do EU na sociedade e na profissão. Tem também a ver com a criatividade e a maneira como expressamos as nossas ideias.
Ajna - 6º chakra, frontal ou da 3ª visão. Situa-se entre as sobrancelhas. Governa a Pituitária e é o responsável pelo cérebro inferior, olho esquerdo, ouvidos, nariz e sistema nervoso. É o chakra que, quando aberto, permite a visão interna. È ele que nos dá a capacidade de visualizar e compreender conceitos mentais e de levar as ideias à prática. Tem cor Índigo.
Sahasrára - 7º chakra ou coronário. Situa-se no alto da cabeça e é singular tal como o chakra da raiz. Tem cor branca ou violeta. Governa a glândula Pineal, o cérebro superior e o olho direito. Este chakra tem a ver com sentimentos de iluminação, a total integração da personalidade e com a espiritualidade
.

1 comentário:

Unknown disse...

Muito interessante saber um pouco, ja que eu fiz uma terpia que utilizou isso.