quinta-feira, 3 de abril de 2008

O Xamanismo é sem sombra de dúvida a mais antiga arte de cura existente na Terra.

As técnicas xamânicas são semelhantes a todos os povos, quer se encontrem no hemisfério Norte ou Sul, mesmo separados por milhares de quilómetros de distância ou até com oceanos de permeio.
Os recentes métodos da psicologia, tentando envolver o paciente na sua própria cura, sempre foram utilizados pelos xamãs. Quando a medicina ocidental nos diz que grande parte das doenças tem uma forte componente psicossomática, em boa verdade não estamos a descobrir nada de novo. Para os xamãs isso sempre foi um dado adquirido. Acresce ainda que os métodos de cura xamânica têm milénios de aplicação.
Na sua busca de remédio para os males de quem o procura, o xamã, entra em estado alterado de consciência leve, entrando em contacto com as realidades do mundo não habitual, para trazer a cura para o seu paciente.
A constatação que existem universos paralelos é hoje um dado científico, essa comprovação foi já feita pela ciência.
A cura xamânica passa pelo paciente adquirir o seu poder pessoal. Quando o xamã faz a entrega de um animal de poder, ele está a dar a quem o procura as armas para que o próprio se possa curar. Ele está a envolver o paciente na sua cura.

Sem comentários: